
LITURGIA DA PALAVRA
A liturgia da palavra é aquilo que dá forma a missa, é ao redor desta que gira os tempos litúrgicos, é ao redor desta que se tiram os temas das missas dominicais. A liturgia da palavra é uma riqueza, um tesouro, ela nos mostra Deus que se revela e se comunica com a humanidade.
A missa é um todo, tem várias partes, como o corpo tem vários membros, mas é um só corpo, assim a liturgia eucarística não é mais importante que a liturgia da palavra, nem a liturgia da palavra é mais importante que os ritos. Cada parte tem funções diferentes, mas tem em si a mesma importância e o mesmo valor.
LITURGIA EUCARISTICA
Da missa esta é a ultima liturgia. Esta está estritamente ligada á liturgia da palavra, pois enfim é o verbo de Deus que se faz carne.
A ceia eucarística é a atualização hoje da ceia de Jesus, a eucaristia é Jesus que se dá novamente no altar. O sacerdote na pessoa de Cristo repete as mesmas palavras que Jesus disse, e pelo Espírito Santo transforma o pão e o vinho, alimento terreno, no corpo e no sangue redentor, alimento espiritual.
Está liturgia consiste, no entanto de três partes, a apresentação das ofertas, na oração eucarística, que transforma o pão e o vinho no corpo e no sangue de Jesus, e no rito da comunhão que são pedidos ao Pai.
A apresentação das ofertas, mais conhecida como ofertório é o momento em que se prepara o altar para o sacrifício, o sacerdote estende o corporal, coloca sobre ele a patena, as âmbulas, ou cibórios, e o cálice com vinho e água.
Ele dá graças ao Pai pelos dons frutos da bondade da graça de Deus e do nosso trabalho. Este momento se encerra com a oração sobre as oferendas. Após isso inicia-se a oração eucarística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário