quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A missa: Ceia do Senhor


A celebração da missa acontece desde os primórdios de nossa fé católica cristã. As comunidades cristãs primitivas se reuniam para celebrar a Eucaristia, ou a Fração do pão, nas catacumbas e nas casas, mesmo diante da perseguição dos romanos.

Mas porque celebramos a missa? É a pergunta que pode vir ao nosso coração em muitos instantes da vida, mas a resposta é muito simples:

“Na ultima ceia, na noite em que foi entregue, nosso Salvador instituiu o Sacrifício Eucarístico de seu corpo e seu sangue. Por ele perpetua pelos séculos, até que volte o sacrifício da cruz, confiando assim a Igreja, sua dileta esposa, o memorial de sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que Cristo nos é comunicado em alimento, o espírito é repleto de graça e nos é dado o penhor da futura glória (SC 47).” (Missal Cotidiano. P. 497).

Ou seja, a missa é uma extensão da única ceia, a ceia de Jesus, ele disse: “Fazei isto em memória de mim”, e memória, para os judeus é tornar presente, e a eucaristia, ou a missa é justamente isso, é fazer a paixão, morte e ressurreição de Jesus atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário