
Da vida dos coroinhas que cedo morreram, mas que conseguiram fazer um caminho de santidade, vemos sempre três coisas em comum: a oração, eram sempre pessoas de fé, não só acreditavam, mas depositavam em Deus e Maria a sua confiança.
O segundo ponto importante é a meditação, pois muitas vezes só dizemos, falamos, mas não nos silenciamos para escutar a Deus através: da palavra e da contemplação. A meditação nos ajuda a dialogar com Deus, nós falamos e ele nos responde.
E por fim o testemunho, que alguns dão com a vida, como Tarcisio e Adílio, coroinha e beato brasileiro, e outros pelo exemplo e pelo amor a Deus e a Igreja, como Domingos Sávio.
Por isso se faz importante meditarmos este tripé, que ajuda-nos neste tempo especial, a amadurecer na fé, e em nossas relações humanas.
AS PRINCIPAIS DIMENSÕES DO APOSTOLADO DO COROINHA SÃO:
1. A ORAÇÃO:
Perguntada sobre a oração Santa Tereza do Menino Jesus respondia: “Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação e no meio da alegria.” (Catecismo da Igreja, A Oração Cristã. P. 657.)
A oração é fundamental na vida de qualquer cristão, e deste modo é fundamental na vida daquele que deseja fazer um caminho como coroinha. A oração suste a nossa vida, preenche o nosso coração, que tem sede de Deus, e só nele pode ser preenchido.
Na vida dos santos coroinhas pudemos perceber e a frente com tantos outros testemunhos poderemos reafirmar que, é na oração que estes encontraram forças para enfrentar até mesmo o martírio, para defender a Jesus, ajudar aos outros e a cumprir os seus mandamentos.
2. A MEDITAÇÃO
Sem duvida a meditação é o segundo alicerce da vida do coroinha, e do cristão. Se na oração nós falamos com Deus, na meditação, ou escutamos a Deus, ou ao ver a vida de um santo, a vida deste fala a nós como ocorreu com Domingos Sávio.
A vida de Dom Bosco, transformou a vida de Domingos que sem cansaço procurou seguir os passos de Dom Bosco, querendo ser santo, como o foi.
A pratica da contemplação, da vida dos santos, e de meditação da palavra de Deus, ou no recolhimento do sacrário, o coroinha deve buscar, o combustível e o caminho de seu caminho de santidade.
3. O TESTEMUNHO
O ultimo pilar na verdade é o resultado dos dois outros pilares, o testemunho é próprio daquele que dialoga que fala e que escuta a Jesus. Se na oração e na meditação fomos discípulos de Jesus, é agora, no testemunho que somos missionários.
Aqui cito novamente a Domingos Sávio, Tarcisio e Adílio, que são aqui no Brasil, nossos três patronos. Domingos testemunhou a Jesus numa vida iluminada, nas suas biografias, dizem que seu exemplo iluminava a todos os que conviviam com ele. Tarcisio e Adílio, com a vida deram testemunho de amor a Jesus.
Temos também de confiar inteiramente em Jesus, e trilhar um caminho nesta vida, onde aqueles que vêem um coroinha enxerguem Jesus, que passou por toda parte fazendo o bem.
Como conclusão, para tentativa de uma definição de uma “espiritualidade do coroinha”, cito São Paulo, na carta aos coríntios, mas que hoje é uma carta a todos nós. São Paulo diz que o amor é a mais alta de todas as coisas, diz que não nos adiantaria ter coisas, títulos, honras, se no que fazemos não existir o amor, pois o amor é próprio de conheceu a Deus, e o único que perpassa essa vida, pois no céu viveremos todos no amor.
Logo o ministério do coroinha, é m ministério de amor a Jesus, e a Igreja, o coroinha fala, da testemunho de Jesus que é experimentado na comunidade. A espiritualidade da comunidade cristã e do coroinha é o amor: A Jesus, a Igreja, e ao irmão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário