
Certo dia, Jesus contou a seguinte parábola a alguns que se consideravam justos desprezavam os outros: Dois homens foram ao templo para orar. Um era fariseu e o outro publicano.O fariseu de pé, orava interiormente deste modo: “Ó Deus eu te dou graças por que não sou como o resto dos homens: ladrões, injustos, adúlteros, e nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dizimo de todos os meus rendimentos”.
O publicano ficou um pouco atrás e não ousava sequer levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: “Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!”
Então Jesus concluiu dizendo: “Eu vos digo que este ultimo foi para a casa justificado e o outro não.Pois aquele que se exalta será humilhado,e quem se humilha será exaltado” (Lc 18, 9-14).
NÃO BASTA REZAR EM CASA?
A igreja foi sempre a casa de Deus e o lugar de oração.Jesus freqüentava o templo de Jerusalém com Maria, José e os apóstolos.Há gente que diz: “Eu rezo em casa. Não gosto de me aparecer. Deus esta em todos os lugares”. E ainda cita as palavras de Jesus, que disse: “Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orardes, entra no teu quarto, fecha a tua porta e ora a teu Pai que esta no céu, que vê o que é secreto, e ele te recompensará ” (Mt 6, 5-6)
Como se vê, Jesus está falando aos fariseus, que eram fingidos. O que o Senhor condena não é a oração na igreja, mas a oração sem sinceridade.Cristo quer nos dizer que a oração não pode ser da boca para fora, mas deve sair de dentro do coração.Por isso temos de ter cuidado para que as palavras do profeta Isaias não se encaixe para conosco, “ este povo me louva com a boca,mas seu coração esta longe de mim. (Mt 15,8; Is 29,13).
PARA CONVERSAR
1-Como esta sendo a nossa caminhada na comunidade, temos conseguido participar de coração na missa?
2-Como coroinha o que podemos fazer para ajudar as pessoas a rezar mais através de nossos gestos na celebração?
Nenhum comentário:
Postar um comentário